Circular: A importância do cálcio na nutrição de poedeiras
De todo o cálcio consumido pelas aves, cerca de 70 – 80% é depositado na casca do ovo diariamente. Sendo assim, dietas a base de milho e farelo de soja não são capazes de suprir todas as exigências de Ca para as poedeiras. Dessa forma os animais alimentados com dietas ricas em grãos, têm risco de se tornarem deficientes em cálcio. Ou seja, a ração é fundamental para melhorar o desempenho das aves e a qualidade da casca dos ovos, tornando-se indispensável a inclusão de uma fonte de cálcio nas dietas, sendo o calcário a principal fonte de Ca.
Além de ser fundamental para a formação das cascas, o cálcio presente no organismo animal é importante para diversos processos metabólicos, tais como a coagulação sanguínea, contração muscular, transmissão nervosa e a formação óssea do animal.
Outro fator que interfere diretamente na nutrição de aves é a granulometria do alimento ingerido, visto que a origem, granulometria e solubilidade das fontes de cálcio na dieta são características importantes da dieta de poedeiras. Granulometrias grosseiras possibilitam uma absorção lenta do cálcio dietético ao longo do dia.
Isso ocorre devido ao fato de as aves possuírem a moela, um órgão fundamental na digestão dos alimentos, onde há grande atividade da camada muscular que permite uma moagem maior do alimento, aumentado a eficiência dos órgãos nos processos de digestão e absorção de nutrientes. Essa absorção de cálcio no trato gastrointestinal das aves durante o período de síntese da casca auxilia na garantia da qualidade da casca do ovo.
Diferentes granulometrias de calcário calcítico:
Na avicultura de postura, as maiores perdas econômicas para o avicultor estão relacionadas com a qualidade de casca dos ovos e aos índices de quebras que tornam prejuízos diretos. O consumo inadequado de cálcio prejudica a qualidade da casca.
O principal sintoma de deficiência de Cálcio e Fósforo é, além de um menor desempenho das aves, o aparecimento de ossos e bicos frágeis, porém, o Cálcio em excesso pode agir como antagonista dificultando a absorção de alguns minerais. Os dois elementos além de grande importância na produção podem ser considerados reguladores de ingestão de alimentos.
Pintas brancas/marrons indicam problemas como excesso/deficiência de cálcio na dieta da galinha ou defeitos em seu conduto reprodutor.
O cálcio e fósforo tem grande importância na produção de ovos, onde influi diretamente na qualidade da casca do ovo, consequentemente também na incubação e eclodibilidade.
Diante do exposto, é necessário estar atento aos níveis ideias de cada mineral na dieta. Pois, a deficiência ou excesso destes, ocasionam grandes perdas na produção, gerando prejuízos que podem ser evitados com uma boa nutrição (ração), ambiência, manejo e sanidade.
Os departamentos técnico e comercial estão à disposição de vocês amigo criador e parceiro lojista.
