Circular: Balanço energético negativo
Gilson Nogueira Cardoso
No início da lactação a vaca se encontra em balanço energético negativo, pois a necessidade de nutrientes, principalmente energia, são maiores que quantidade de nutrientes fornecidas com a ingestão de alimentos a qual é naturalmente reduzida no período pós-parto. Isto ocorre porque o pico da lactação ocorre antes do retorno ao consumo normal de alimentos das vacas.
Quanto mais intenso for este déficit de nutrientes maiores serão os problemas no pós-parto e estes problemas são seriamente agravados quando é considerado vacas de alta produção.
Os principais problemas são:
✓ Maior incidência de retenção de placenta (estudos mostram que uma retenção de placenta custa em média R$ 2000,00 por vaca envolvendo gastos com medicamentos, atrasos na reprodução, queda de produção de leite, etc).
✓ Menor pico de lactação (Martinez 2010 cita que quando se atinge menos 0,5 Kg de leite no pico de lactação, devido à falta de nutrientes, isto equivale a menos 110 litros de leite na lactação).
✓ Maior tempo para retorno das funções reprodutivas (a vaca terá sua eficiência produtiva – leite e bezerros (as) – reduzida em sua vida útil pois terá intervalos de partos longos).
✓ Hipocalcemia ou febre do leite (severa deficiência de cálcio da vaca no pós-parto podendo leva-la a morte)
Atenção na condição corporal das vacas (nem magras e nem muito gordas), uso de rações especificas para o período do pré-parto, criação de pastos maternidades seguros e de fácil observação (visualização) do responsável pelo rebanho são cuidados fundamentais para amenizar problemas no pós-parto.
A Rações Dugrão tem rações e sais minerais específicos para o pré-parto. Os nossos departamentos técnico e
comercial estão à disposição para contatos.
